quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os Sofistas


SOFISTAS
NOVA FASE FILOSÓFICA
– pelo caracterizada pelo interesse no próprio homem e nas relações políticas do homem com a sociedade. Eram professores viajantes que por determinado preço vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Eloqüência e sagacidade mental, habilidade retórica. O mundo grego passava por uma época de Lutas e conflitos nas assembléias democráticas assim , os sofistas entram em cena e os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade da arte de argumentar em publico e assim esses os ensinavam.
Termo sofista significa “sábio”, mas desde de Platão se considera que a sofistica é uma atitude viciosa do espírito, arte de manipular raciocínios de produzir o falso, de iludir os ouvintes, sem amor a verdade.
Protágoras de Abdera: o homem como medida
Ensinou por muito tempo em Atenas, tendo como principio básico de sua doutrina a idéia de que o homem é a medida de tudo que existe. Todas as , coisas são relativas aos homem, isto é, o mundo é o que o homem constrói e destrói. Por isso não haveria verdades absolutas. A verdade seria relativa a determinada pessoa, grupo ou cultura.
Górgias de Leontini: o grande Orador
Aprofundou o subjetivismo relativista de Protágoras a ponto de defender o ceticismo absoluto.
Afirma que:
a) nada existe;
b) se existisse, não poderia ser conhecido;
c) mesmo que fosse conhecido, não poderia ser comunicado a ninguém.

0 comentários:

Postar um comentário